[RESENHA] ANJOS E DEMÔNIOS - DAN BROWN
















Sinopse: Antes de decifrar ´O Código Da Vinci´, Robert Langdon, o famoso professor de simbologia de Harvard, vive sua primeira aventura em Anjos e Demônios, quando tenta impedir que uma antiga sociedade secreta destrua a Cidade do Vaticano. Às vésperas do conclave que vai eleger o novo Papa, Langdon é chamado às pressas para analisar um misterioso símbolo marcado a fogo no peito de um físico assassinado em um grande centro de pesquisas na Suíça. Ele descobre indícios de algo inimaginável: a assinatura macabra no corpo da vítima - um ambigrama que pode ser lido tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo - é dos Illuminati, uma poderosa fraternidade considerada extinta há quatrocentos anos.
A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica, seu inimigo mais odiado. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra, uma bela cientista italiana. Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja nesta guerra entre ciência e religião. Em Anjos e Demônios, Dan Brown demonstra novamente sua extraordinária habilidade de entremear suspense com fascinantes informações sobre ciência, religião e história da arte, despertando a curiosidade dos leitores para os significados ocultos deixados em monumentos e documentos históricos.

Em comemoração aos 11 anos de lançamento de “Anjos e Demônios” irei resenhar todos os livros do Dan Brown nos próximos dias. Isso não é uma tarefa  fácil, já que sou fascinada pelas aventuras de Robert Langdon. 

Será difícil manter a imparcialidade e não me derreter em elogios, pois já perdi a conta de quantas vezes reli os livros e pelo menos uma vez por mês assisto aos filmes. Sim, já decorei as falas dos personagens e me lamento todas as vezes, pelas alterações feitas no filme Anjos e Demônio.


Robert Langdon é acordado no meio da madrugada com uma ligação estranha de um físico de Partículas Discretas (Sheldon, do The Big Bang Theory, saberia explicar o que faz esse tipo de físico). Irritado, ele ignora o pedido de Maximilian Kohler, porém reconsidera após receber seu fax com a foto de um cadáver marcado a fogo por uma única palavra: 






Langdon então vai ao laboratório mais espetacular do mundo: o CERN, na Suiça (a Disney para os amantes da ciência).

A religião deste lugar é a Física. Pode usar o nome de Deus em vão o quanto quiser, mas não se atreva a falar mal de quarks nem de mésons.

Recebido pelo diretor Kohler, Langdon é encaminhado para o apartamento onde jaz o corpo torturado de Leonardo Vetra com a estranha e antiga marca dos Illuminatis. Mas o que mais o surpreendeu foi descobrir que Vetra era um padre católico que desejava alinhar a ciência com a religião.

Sua filha adotiva, Vittoria Vetra, é chamada com urgência de volta ao CERN e descobre que uma quantidade de antimatéria (objeto de pesquisa seu e de seu pai), com capacidade de cinco quilotons (capaz de dizimar tudo num raio de um quilômetro) sumiu do laboratório.

Enquanto a dor apertava seu coração, uma nova emoção tomava forma na consciência de Vittoria. Muito pior. Esmagadora. Mortificando-a. Essa emoção era a culpa. Culpa incontrolável, implacável. Havia sido ela quem convencera o pai a cria o espécime. A contragosto. E ele morrera por causa disso.”

Um chamado da Guarda Suíça, mostra onde está a antimatéria: em algum lugar na Cidade do Vaticano. Um verdadeiro labirinto de criptas, salas, câmaras e passagens secretas. Mas parece que os Illuminatis escolheram a melhor hora para realizar sua vingança: o início do Conclave, para escolher o novo Papa.

Quando Vetra e Langdon chegam a Cidade do Vaticano, descobrem que a situação é muito pior do que se imaginava. O tubo contendo a antimatéria está escondido em algum lugar, sendo filmado por uma câmera roubada (um reality show macabro). A Praça São Pedro está tomada por jornalistas do mundo todo e por fiéis que vieram ver a primeira aparição do novo pontífice.

O Camerlengo, que assume o cargo de direttore intermediário, até a eleição do novo Papa, ouve estarrecido toda a história e a notícia de que os Illuninattis ressurgiram para cumprir o antigo pacto: a destruição da Cidade do Vaticano.

“E quando o tempo se esgotasse... Uma luz cegante. O rugido de um trovão. Incineração espontânea. Apenas o clarão... e uma cratera vazia. Uma imensa cratera vazia.

Mas as coisas ainda vão piorar, o Hassasin liga para o Camerlengo e comunica que os quatro Preferiti (os cardeais com maiores chances de se tornarem Papas) foram sequestrados.

Hassassin – literalmente, os seguidores do haxixe. O nome Hassassin tornou-se sinônimo de morte em quase todas as línguas da terra. A palavra ainda é usada hoje, até nas línguas modernas... porém, assim como a arte de matar, o termo evoluiu. Hoje pronuncia-se assassino.

Eles serão usados como vingança pela La Purga. Com um toque de crueldade, os cardeais serão sacrificados um a cada hora nos altares da ciência.

Sacrifici vergini nell’altare di scienza.”



Agora cabe a Langdon e Vetra, encontrarem esses altares, seguindo pistas do livro escrito por Galileu por volta de 1630, que os levará pelo Caminho da Iluminação.

Entretanto, será que ainda existem essas pistas? Como seguir um caminho de “migalhas de pão” feito para despistar a própria Igreja já naquela época e que pode ter sido totalmente destruído com os avanços urbanos? E, contando apenas com 4 horas para a explosão e com o cadáver de um cardeal a cada uma hora? 



“Na tumba terrena de Santi com a cova do demônio
Através de Roma se estendem os místicos elementos.
O caminho da luz está preparado, o teste sagrado,
Que os anjos o guiem em sua busca sublime.”

Assim começa nossa caçada por um mundo de segredos, sociedades secretas, um assassino e um artefato capaz de fazer desaparecer o Vaticano em luz. Ah, mas não pensem que fiz spoiler do livro. Isso não passou de um breve relato (muito superficial) do início da história. Apenas uma introdução, pois o livro é muito amplo, rico e eletrizante.

Eu me apaixonei por esse livro mais do que pelos outros do Dan Brown, esse foi o mais vivo. Ele soube dosar ação, suspense e uma das melhores aulas de história que já tive sobre os Illuminatis e a Igreja. Ele conseguiu envolver o leitor na trama de tal forma que sentimos o desespero real dos personagens. Infelizmente, o filme filtrou e alterou muitas coisas.

Este livro gerou muita polêmica, sendo duramente criticado por membros da Igreja na época de seu lançamento.  Langdon se mostra cético em relação a religiões, (me lembro dele dizer em um dos outros livros “que a fé é para homens de coragem e ele não era um deles”), o que é uma surpresa para alguém que vive cercado de símbolos e histórias religiosas. Entretanto, isso é muito bom para o leitor, pois ele não toma partido e sim busca resolver, com seu conhecimento, o conflito existente.


Apesar de todo ataque por parte de fiéis e religiosos, o livro não debate os dogmas da religião, apenas a usa como cenário para uma trama de conspiração.

É um livro fabuloso e para aqueles (como eu) que não se contentam apenas com as informações dadas pelo autor, a gama de assuntos a ser pesquisados e estudados é imensa.

Recomendo este livro a todos que gostem de aventura, suspense e de sentir seu coração acelerado com a angústia dos personagens. E digo aqueles que tem preconceito com o livro, por falar de religião, que o livro está muito além disso. É um livro de ficção com uma trama de conspiração muito bem elaborada. Talvez, sirva até para que você possa conhecer melhor a história da Igreja Católica.

Afinal, como acreditava o personagem Leonardo Vetra:

A ciência e a religião não estão em desacordo.
É que a ciência ainda é muito jovem para compreender.”



Que os anjos o guiem em seu caminho!





5 comentários

  1. Nossa, tinham muitas informações ai que eu não sabia. Ta que não li o livro, mas como vi o filme sabia de algumas coisas. Acabei perdendo um pouco o pique de ler os antigos do Dan, agora quero ver se leio Inferno e espero que não tenham problema ler fora de ordem.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, os livros são independentes, você pode ler na ordem que quiser. Mas se tiver tempo, leia Anjos e Demônios, porque o filme não mostrou um terço do livro, isso sem falar que o final é totalmente diferente. De todos os livros, o que mais gostei foram Anjos e Demônio e Inferno, sem desmerecer os outros que também foram bons, mas esses dois foram de tirar o fôlego.
      Nos próximos dias terá resenha dos outros livros, não perca. Bjs

      Excluir
  2. Anjos e Demônios é um dos meus livros preferidos do Dan! Sou apaixonada por teologia e ele coloca muito bem isso nas obras, mas O Código da Vinci pra mim é seu apse.

    Parabéns pela resenha, ficou muito boa!

    http://www.sixdoe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu sou leiga, ou era leiga em algumas informação para Anjos e Demônios kkk eu não cheguei a ler, mas gostaria muito, é o meu gênero favorito, ainda se tratando mais deste caso de conspirações.. É realmente uma história que prende e faz você questionar tudo ao redor, não somente na ficção mas sim na realidade, o filme é muito bom, mas fico com receio em comentar algo do livro por não ter-lo aqui comigo, mas sua resenha me deixou mais encantada, de todo jeito quero ler, tanto ele como os demais! Incrível!

    ResponderExcluir
  4. Já assisti o filmes alguma vezes, e fiquei bastante curiosa sobre o livro. Tô com o livro Inverno, vai ser uma das minhas próximas leituras.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Adoraremos saber sua opinião.
Deixe seu recadinho para nós.
Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...