[NOTÍCIA] DIA DO ORGULHO NERD





Olá, Clã! 

Hoje é uma data especial (não, não é um dos cinquenta dias do livro). É o Dia do Orgulho Nerd ou Geek!

Sim, existe um dia para os nerds, além do Star Wars Day! Afinal, #somostodosnerds!
Até o Chico do Cansei de ser Gato entrou na comemoração. 


Comemora-se no dia 25 de maio, uma data que faz referência a ícones da cultura nerd, como o filme Star Wars e a série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias.



No caso de Star Wars, nessa data ocorreu a première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977. O filme é um ícone da cultura nerd. 


E no caso da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, é por causa do dia da toalha. O Dia da Toalha é uma homenagem póstuma a Douglas Adams, autor da série de livros O Guia do Mochileiro das Galáxias. A toalha foi escolhida por ser considerada, nos livros, uma objeto indispensável à sobrevivência.


Mas, de onde surgiu o termo Nerd? 

"O termo Nerd é decorrente de uma expressão usada na década de 1950 para os representantes de um Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Nortel, uma companhia de eletricidade do Canadá, e era designado para aqueles pesquisadores que trabalhavam no laboratório de tecnologia, e que passavam as noites em claro fazendo suas pesquisas. Nos idos de 1960 este termo começou a ser utilizando se referindo principalmente aos físicos e aos intelectuais."

Quando se fala em físicos não tem como não lembrar da turma amada e divertida de The Big Bang Theory, não é mesmo?


Os Nerds são conhecidos por um determinado estereótipo, muito divulgado em filmes ou desenhos animados, que geralmente não correspondem a realidade total. Quem não lembra dA Vingança dos Nerds? (tá, toda a nova geração


Atualmente no entanto o termo nerd vem sendo usado por determinados grupos relacionados a interesses específicos como forma de se identificarem. 

Como já dissemos, além de fãs de Star Wars e Guia do Mochileiro das Galáxias, também tem os fãs de quadrinhos em geral (não me matem, sei que há diversos tipos, mas essa não é minha especialidade), mangás, RPG, super heróis, ficção científica, computação, ciências, séries, games (alguém me avisa o que eu esqueci). Mas não é necessariamente preciso gostar de todas essas coisas juntas.Ou seja, você pode ser um nerd e não saber.









Bjs e feliz dia do orgulho Nerd! 

Vida longa e próspera!!!

Um comentário

  1. Com muito orgulho!!!! Apaixonada por ficção cientifica, por ciência, e claro fantasia que me perco todinha em livros, seja filme, série, como não amar?
    Já adquiri meus livros de Douglas Adams e adivinha, DOCTOR WHO, sim!! A aventura perdida de Douglas Adams - SHADA de Gareth Roberts, amo! Foi realmente uma boa noticia. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Adoraremos saber sua opinião.
Deixe seu recadinho para nós.
Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...