[RESENHA] DESTINO - ALLY CONDIE


Após a destruição do mundo como o conhecemos, os sobreviventes chegaram a conclusão que a culpa por toda destruição era do excesso de opções. Quando as pessoas têm muitas opções, elas geralmente escolhem errado ou surtam por não saber o que escolher. Então a Sociedade decidiu tomar todas as decisões por seus cidadãos baseando-se em suas estatísticas.

Assim sendo você não come o que gosta, mas o que seu organismo precisa. Você estuda apenas aquilo que será necessário para sua área de trabalho. Você irá trabalhar naquilo que a sociedade diz que você é bom e necessário. E você se casará com quem a Sociedade escolher para você.


Imagine um mundo onde você não tem de se preocupar com o que vai estudar, trabalhar, onde vai morar, o que vai comer ou com quem vai casar, ou quando vai morrer. Imaginou? 

Essa é a vida de Cassia Reyes. Ela não precisa tomar nenhuma decisão, já que a Sociedade cuidada de tudo e de todos. 

Nós conhecemos Cássia no dia do Banquete do Par. Ela acaba de fazer 17 anos e irá conhecer o par que a Sociedade designou para ela. Um belo jantar é organizado, e somente nesse dia é permitido comer o que quiser no Banquete. 

Tudo está perfeito, o par designado para Cássia é seu amigo de infância Xander – bonito, inteligente, atencioso, altruísta. Mas quando Cássia vai verificar o microcartão do par, Cássia vê o rosto de Xander, mas também de outro garoto.

"A tela permanece vazia, e eu também me sinto vazia. Isso é milhares de vezes pior do que a tela apagada da noite passada. Eu sabia o que aquilo queria dizer. Não faço ideia do que isso queira dizer. Nunca ouvi falar que isso pudesse acontecer.

Não compreendo. A Sociedade não comete erros."

Tudo o que ela acreditava como certo e infalível começa a desmoronar. Cássia começa a questionar a Sociedade e a si mesma. Mas também começa a se apaixonar pelo outro garoto, Ky. 

Coincidentemente, Cássia começa a encontrar com Ky em todos os lugares, e ele não sai de seu pensamento. Será que ela pode escolher? O que acontece se ela desistir de seu par?



Está não é uma distopia como as outras. Não há guerra, mortes ou muita ação. O tema aqui é livre arbítrio, as escolhas.

Ally Condie escreveu um livro envolvente e apaixonante. Ficamos presos em sua escrita. Desejando saber o que vai acontecer. 

É um livro introspectivo. Com o despertar suave de um amor (tão suave que se não prestar bem atenção pode perder o começo dele).

"É estranho como nos agarramos a pedaços do passado enquanto aguardamos por nossos futuros."

Cássia é uma jovem habituada ao meio que vive, ela aceita e espera que a Sociedade tome as melhores decisões por ela. Mas quando começa a questionar-se se isso é correto, ela descobre um mundo de possibilidades e medos que não existiam em sua vida perfeita.

Xander é companheiro, bonito e generoso. Um porto seguro, que Cássia tenta alcançar para ter segurança e felicidade. Embora as aparições dele neste primeiro livro sejam poucas, já é o bastante para nos apaixonarmos por ele.

Ky é misterioso, sofrido e sensível. Ele esconde seu passado e sua situação na sociedade de todos. Assim como Cássia, ele aceita bem seu lugar na sociedade, mas não consegue deixar de sonhar com outras possibilidades. Apesar de todas as qualidades que a autora deu a ele, não consegui gostar tanto dele quanto de Xander.

O livro fala basicamente do livre-arbítrio, da vontade de tomar decisões, a descoberta do poder de decidir. Tomamos parte de todo o processo de rebelião de Cássia, assim como de sua culpa por ir contra um sistema que deu tão certo para seus pais.

"Vou ficar ao lado daquela fonte seca e esperar até que a Funcionária me encontre. E quando me encontrar e perguntar o que estou fazendo, vou dizer a ela e a todo mundo o que eu sei: estão nos dando pedaços da vida real em vez da coisa inteira. E vou dizer a ela que não quero minha vida em amostras e retalhos. Uma provinha de tudo, mas uma refeição de nada."

Este é o primeiro livro de uma trilogia e, apesar de não ser um livro com grandes acontecimentos, o desejo de saber o desfecho da história é grande.

Para aqueles que gostam de romance e poesia, vão amar este livro. Já os que gostam de livro com muita ação, podem achar este livro parado demais. Mas é uma leitura extraordinária! É como ler um poema! Ou como se apaixonar! Acontece mansa e gradualmente!





4 comentários

  1. Oi Rosangela!
    Eu amei esse livro, me lembro que na época que eu li fiquei encantada e deixei uns 1000 quotes marcados, a escrita é realmente muito poética. Quando eu li, o último livro ainda nçao tinha sido lançado, por isso nem li o 2º pra não ficar ansiosa pelo 3º, mas agora que já tenho todos eles na estante, quero retomar a leitura desde o comecinho =D
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  2. Nossa faz muito tempo que li esse livro, e nem lembrava mais de algumas coisas...kks
    Mas como eu já tenho toda a trilogia, estou querendo reler "Destino" para poder ler os demais.
    Muito boa a sua resenha ;)
    E estou seguindo o seu blog!

    Abraços!!
    http://macaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha está maravilhosa e com certeza já estou com mais livros na minha lista de 2015 aha.Eu estou muito curiosa para ler esse livro, acho que vou ser doida apaixonada pelo Xander, prevejo isso haha . Beijos! Apenasumaleitura.blogspot.com.br #DL14

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, nunca me interessei muito pelo gênero e por esse estilo de livro mas, com certeza, vou travar uma batalha mental pra dar uma oportunidade a ele e comentar contigo pra ver se nossa opinião bateu hehe
    Sucesso!
    http://cafemacaca.blogspot.com.br/ #DL14

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Adoraremos saber sua opinião.
Deixe seu recadinho para nós.
Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...