#DL15 - DESAFIO LITERÁRIO 2015


Olá, Clã!!!

No ano passado participei do desafio feito pela Poline do Na Casa de Pandora e pela Mariana do Apenas uma Leitura. E tenho de admitir que fracassei miseravelmente.

Neste ano, elas propuseram um desafio mais longo e abrangente, então lá vamos nós a o Desafio Literário 2015 (DL15).

Como será o DL15? Será uma leitura por mês, de janeiro a dezembro. Cada mês do ano relacionar o livro a uma data especial comemorada naquele mês.




1- Um Livro que está te Esperando na Estante
Sabe aquele livro que você comprou ou ganhou há um tempo e você prometeu que assim que desse leria?? Que tal começar o ano cumprindo essa promessa?? Afinal, janeiro é mês de férias, e tempo de dar prioridade a coisas prazerosas, e nada melhor que ler um bom livro.

Este ano resolvi por minha vida e minha casa em ordem. Não apenas arrumar, organizar. E para isso comecei o ano lendo o livro da Thais Godinho, que comprei na última Bienal e ficou lá na fila de "um dia eu leio".



2- Um Livro sobre Câncer ou com personagem com câncer
Em Fevereiro temos o Dia Mundial do Combate ao Câncer no dia 04/02 e o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância no dia 15/02, então vamos homenagear as pessoas que lutam contra essa doença lendo um livro que retrate a força delas.

Este é um assunto delicado para mim. Sempre evito ler esse tipo de livro, pois me faz lembrar tudo o que minha mãe e eu passamos quando ela adoeceu. Embora ela tenha sido uma grande guerreira, está guerra ela não venceu. Mas farei um esforço para quebrar esse bloqueio literário em memória a ela.


3- Um Livro de Autora Feminina com Protagonista Feminina
08 de março é o Dia Internacional da Mulher, e você sabia que, em pleno século XXI, quando as mulheres querem escrever sobre assuntos "não-femininos", como romances, são encorajadas a usar apenas suas iniciais para fingir que são homens? Isso aconteceu com J.K. Rowling! Então a terceira etapa deste desafio vai ser em homenagem às autoras femininas.

 4- Um Livro Clássico de um Autor Brasileiro
Em abril temos muitas datas cívicas, inclusive a comemoração do descobrimento do Brasil, e por isso essa etapa para homenagear nosso autores clássicos brasileiros.

5- Um Livro sobre Escravidão
Dia 13 de Maio é comemorado o Dia da Abolição da Escravatura, e inspirado nessa data você deve um livro com o tema escravidão, em que um personagem seja submisso ou escravizado por alguém ou algo. E um dica: não precisa ser só a escravidão antiga, você pode escolher uma distopia que fale sobre o como os pessoas podem ser escravizadas pelo medo ou por jogos de poder.

6- Um Livro sobre o Inverno
Em Junho o inverno chega, e a calor começa a diminuir, ou pelo menos deveria. Então que nada melhor do que um livro que se passe no inverno, ou em um ambiente gelado para refrescar um pouquinho as coisas e nos preparar pra a nova estação
.
7- Um Livro sobre Amizade
Dia 20 de Julho: Dia Internacional da Amizade. Vamos comemorar esta data com um livro que destaque a amizade entre os personagens, ou que tenha um personagem que você queria muito ter como amigo, e não se esqueça de dizer o porquê.

8- Um Livro Pessimista
Agosto é conhecido por ser um mês de azar, então resolvemos pegar pesado: escolha um livro triste, em que algum personagem sofra com depressão, tenha algum trauma desse gênero, ou seja alguém bem pessimista.

9- Um Livro Escolhido pela Capa
Setembro é o mês das flores, quando celebramos o fim do inverno e a chegada da primavera, e isso nos faz pensar em coisas bonitas, então nada melhor que escolher um livro bem bonito para dar as boas vindas à nova estação. E não se sinta culpado por escolher um livro pela capa, você pode se surpreender!

10- Um Livro Infantil
Outubro é o mês das crianças então escolha um livro infantil e se divirta! 

11- Um Livro sobre a Morte
No começo de Novembro temos um dia para relembrar das pessoas que se foram, então o livro escolhido para essa etapa deverá falar sobre a dor de perder alguém querido, onde um dos personagens lida com a perda e a saudade.

12- Um Livro sobre o Natal
Final de ano, então nada mais apropriado que um livro natalino para fechar o ano.


Que tal entrarem nesse desafio também?

Bjs e boas leituras

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Adoraremos saber sua opinião.
Deixe seu recadinho para nós.
Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...