O LIVRO "O ESCARAVELHO DO DIABO" IRÁ PARA A TELONA

Olá, Clã!!!

Quem é da década de 80/90 vai se lembrar de um livro que fez muito sucesso, da Série Vagalume da Editora Ática: O Escaravelho do Diabo.



O livro da mineira Lúcia Machado de Almeida (1910-2005), é um suspense juvenil, lançado pela coleção Vaga-Lume, da editora Ática, em 1972, e tem sido tão popular entre os jovens de várias gerações que já chegou à 27ª edição.
Sim, muitas mães surtavam quando a escola recomendava este livro para leitura (incluindo a minha). Não pelo conteúdo, mas pelo nome. Ter diabo no título não trazia muitos fãs. Entretanto, uma coisa ninguém pode negar: esse livro marcou a adolescência de muita gente.

Agora este clássico da literatura juvenil irá para as telonas. Sim, a equipe e os atores já estão em processo de produção. Desde o dia 12 de janeiro, já estão nos municípios de Amparo, Holambra, Campinas e Jaguariúna, para recriar o clima de mistério da trama em que vítimas ruivas recebem um escaravelho antes de serem assassinadas. 


A direção é de Carlo Milani, com produção da Dezenove Som e Imagens e coprodução da Globo Filmes. 

Filho do ator Francisco Milani (1936-2005), Carlo Milani é diretor na TV Globo, onde trabalhou em novelas como “Terra Nostra”, “América” e “Bang bang”. Ele também tem experiência em teatro, com a direção das peças “A comédia dos erros”, de Shakespeare, “Bodas de papel”, de Maria Adelaide Amaral, e “Estranhos casais”, de Chico Anysio, mas “O escaravelho do diabo” é seu primeiro longa-metragem.

Na adaptação do texto, algumas situações foram modificadas para que a trama fosse mais bem compreendida no cinema (juro que tenho medo dessas "situações").

Na obra original, o protagonista Alberto, rapaz que tem o irmão assassinado com uma espada atravessada no peito e sai em busca de pistas do criminoso, é um estudante de medicina de 20 e poucos anos. Agora, na nova versão, Alberto será um menino de 13 anos, vivido pelo jovem ator Thiago Rosseti (como uma criança irá investigar os assassinatos?).

Marcos Caruso irá interpretar Pimentel,  policial que auxilia Alberto na investigação dos assassinatos.


"Meu personagem tem síndrome de Lewy e passa por momentos de esquecimento. A união dele com o garoto funciona de forma quase inconsciente. Enquanto um está na descendente, o outro é um menino que precisa ascender — explica Caruso. — A gente está contando a história de um ponto de vista adulto. É um drama sob a ótica madura, mas que pretende atingir um público jovem. Eu acho que essa garotada de hoje é tão bem informada, assiste a tantas coisas, que não dá para fazer um filme bobinho e infantil."

O elenco é composto por Jonas Bloch, Selma Egrei, Lourenço Mutarelli, Augusto Madeira e Thogum Teixeira, entre outros. O roteiro foi escrito por Melanie Dimantas e Ronaldo Santos, a fotografia é de Pedro Farkas e a direção de arte, de Valdy Lopes Jr.

O longa está previsto para o meio do ano, época de férias, com o objetivo de atrair um público jovem — além dos pais que se recordam afetivamente da leitura do livro. 

Se o filme der certo, pode ajudar a abrir um caminho pouco explorado pelo cinema brasileiro, o de produções voltadas para adolescentes. 

"Essa garotada adora o suspense do cinema americano. Então acho que podemos acertar nesse caminho — diz Carlo Milani. — Se eu tenho uma expectativa com o filme, é deixar os cinco herdeiros da Lúcia Machado de Almeida felizes. O livro foi muito importante para a minha formação."


Agora é aguardar e torcermos para que o filme seja um sucesso como o livro e marque época.

Bjs e boas leituras!!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita.
Adoraremos saber sua opinião.
Deixe seu recadinho para nós.
Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...