TOP 15 ESPECIAL SEXTA-FEIRA 13 - CLÁSSICOS DO TERROR


Olá, Clã!!!

Hoje o TOP 15 será diferente. Vamos apresentar 15 livros clássicos da literatura de terror.

Bem-vindos ao TOP 15 ESPECIAL SEXTA-FEIRA 13 - CLÁSSICOS DO TERROR.

1- A Hora do Lobisomem - Stephen King
A pacata cidade de Tarker's Mill tem sua rotina abalada por uma série de assassinatos cometidos por um lobisomem. Um garoto paralítico descobre quem encarna o monstro, mas conta apenas com a ajuda de sua turma de amigos para destruí-lo.






2 - Frankenstein - Mary Shelley
Obstinado em descobrir o segredo da vida, o estudante de ciências naturais Vítor Frankenstein acaba criando um ser de características humanas em seu laboratório. Porém, horrorizado com o aspecto medonho da criatura, decide abandoná-la à própria sorte. Algum tempo depois, profundamente decepcionado com a raça humana, que o rejeita e o maltrata, o monstro jura vingança e resolve infernizar a vida de seu criador.




3 - Drácula - Bram Stocker
Drácula é o mais famoso vampiro da literatura moderna e contemporânea, citado no Guiness Book como o monstro fictício com maior número de aparições na mídia -- diretas ou indiretas... Publicado originalmente em 1897, com inspiração em relatos do folclore romeno (coletados por Stoker) sobre a ocorrência de nosferatus, ou mortos-vivos, e na infame saga do Príncipe Vlad III Drakulya, o filho do Dragão (ou Serpente[Drac]): Voivoda (warlord) da Valáquia e Transilvânia que lutou contra os Turcos no Século XV. |...| O romance "Drácula" definiu o arquétipo do vampiro moderno como o ser diabólico que se alimenta do sangue de suas vítimas e tem poderes extraordinários. 

4 - A Hora das Bruxas - Anne Rice
Em 'A Hora das Bruxas', é narrada a saga de uma família que em quatro séculos vive entre feitiçaria e forças ocultas. A família Mayfair, é o ponto central de uma dinastia de bruxos, que cresceu e prosperou dedicando-se à magia negra. Entre os Mayfair, convive-se pacificamente com o incesto, os assassinatos e com o espírito meio divindade celta, meio demônio, chamado Lasher. O romance se desenrola cronologicamente para a frente e para trás, passando por Nova Orleans e São Francisco atuais e deslocando-se até o Haiti ou a um castelo na França de Luis XIV.

5 - Um Sussurro nas Trevas - H. P. Lovecraft
Um sussurro nas trevas (1930) narra os acontecimentos ocorridos após as grandes enchentes de Vermont em 1927. Ao ouvir histórias sobre cadáveres de animais desconhecidos boiando nas águas, o acadêmico Albert N. Wilmarth tenta vincular os relatos às crenças populares da região. O assunto ganha os jornais e a seguir entra em cena Henry Wentworth Akeley, o folclorista de Vermont que acredita na existência de cultos secretos e criaturas inumanas nas colinas do estado – e logo percebe estar diante de coisas muito mais poderosas do que seria capaz de imaginar. Um sussurro nas trevas é um dos grandes expoentes do “horror cósmico” de Lovecraft. O volume traz em apêndice dois textos inéditos em português: “Vermont – uma primeira impressão”, um poético relato da viagem que influenciou de maneira decisiva a escritura dessa novela e “O sussuro reconsiderado”, ensaio do escritor Fritz Leider, publicado originalmente na revista Haunted (1964).

6 - Histórias Extraordinárias - Edgar Allan Poe
O homem sempre sentiu medo, sobretudo daquilo que não pode entender,do incerto e — porque não dizer — do proibido. Talvez por isso o horror tenha algo que nos afaste, mas que também nos atraia e nos deixe fascinados. E foi desbravando essa estranha e ambígua sensação que o contista, crítico e poeta norte-americano Edgar Allan Poe se consagrou como um dos mestres do gênero do terror e o pai da literatura policial. 
Ambientes sombrios, ruas desertas, esquinas escuras, mansões malditas, assassinatos misteriosos e personagens sobrenaturais compõem a atmosfera gótica que tanto marcou suas histórias de terror. Poe detém o poder de envolver o leitor desde a primeira frase. Ele nos conduz pelo conto, deixando escapar apenas o que devemos saber naquele momento, mantendo o suspense até o desfecho invariavelmente inesperado. 
Mas suas fina ironia, seu sarcástico humor e suas inigualáveis lógicas e sagacidade também são elementos que cunharam a obra desse homem que influenciou de forma decisiva o conto moderno de horror.
Ler as histórias de Edgar Allan Poe nos faz regressar aos tempos de infância, em que os maiores medos despertavam o horror, mas também deixavam um estranho desejo de sentir o corpo arrepiar, só mais uma vez. Uma experiência inigualável. 

7 - O Exorcista - William Peter Blatty
Nos Estados Unidos da América, algo muito estranho acontece. Atingida por uma doença que os melhores especialistas não conseguem descobrir, uma criança caminha para a morte, semeando a destruição à sua volta, ao mesmo tempo que se vai apagando numa agonia atroz.





8 - A Profecia - David Seltzer
Uma jovem babá morre por causa do pequeno Damien.
Um padre morre apunhalado por revelar a terrível verdade sobre o nascimento de Damien.
Num pacífico jardim zoológico, os animais entram em pânico e lutam até a morte quando vêem Damien.
Um famoso diplomata e sua mulher são seguidos por "acidente" após "acidente", de Roma a Londres e a Jerusalém, ameçados por um terror que não conseguem compreender, terror que se concentra sobre o seu filho Damien... e a sua maligna marca de nascença.
Serão as forças do mal desencadeadas sobre um mundo inocente e desprevenido por causa de Damien? Quem é Damien?

9 - O Bebê de Rosemary - Ira Levin
Alugando um apartamento em antigo prédio de Nova Iorque, os recém-casados Rosemary e Guy Woodhouse organizam suas vidas com pequena ajuda dos vizinhos Minnie e Roman Castevet. Guy é ator e luta por um papel de destaque, enquanto Rosemary decora com ar mais alegre o apartamento onde anteriormente foi cometido um crime. Guy consegue um papel graças a um acidente com o ator titular e, logo depois, Rosemary tem um pesadelo no qual é possuída pelo demônio. Passado algum tempo, Rosemary descobre que está grávida e é tratada por Minnie e o médico desta, Dr. Sapirstein com vitaminas especiais. Fatos estranhos levam Rosemary a desconfiar que todas estas pessoas estão envolvidas com magia negra, começando a suspeitar que o marido, um ator que, literalmente, venderia a alma ao diabo para conquistar o sucesso, mantém ligações perigosas com vizinhos praticantes de bruxaria, que desejam possuir o filho dela que vai nascer.

10 - Contos de Fantasmas - Daniel Defoe
Daniel Defoe (1660-1731), o célebre autor de As aventuras de Robinson Crusoé foi um dos mais prolíficos escritores que se conhece, com mais de 500 títulos publicados. Entre os inúmeros gêneros que abordou (religião, política, sociologia, história, ficção, poesia) no seu jornal The Review (que ele escrevia praticamente sozinho). Defoe acreditava profundamente na reencarnação e escreveu estes contos de fantasmas baseado em entrevistas ou relatos conhecidos. Segundo ele, os episódios aqui relacionados – com exceção dos que estão agrupados sob o título de "falsos fantasmas" – são todos verdadeiros e, em alguns deles, ele estaria disposta a ir em juízo, levando testemunhas e provas concretas. "a aparição da senhora veal" é um dos exemplos.

11- O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson
Neste livro, um fato inesperado altera o ritmo calmo das ruas de Londres - alguém abre a porta dos fundos da residência de Henry Jakyll. A partir desse momento, o cotidiano se confunde com o inexplicável, o secreto, o sobrenatural. Quem é o sinistro Edward Hyde, e o que o une ao respeitável Dr. Jekyll? Duas personalidades opostas disputam a alma de uma homem.





12 - Eu Sou a Lenda - Richard Matheson
Eu Sou a Lenda - Robert Neville é o último homem vivo sobre a Terra... mas ele não está sozinho. Cada outro homem, mulher e criança na Terra se tornou um vampiro, e todos estão famintos pelo sangue de Neville. De dia, ele é o caçador, caçando os não mortos adormecidos através das ruínas abandonadas da civilização. À noite, se entrincheira em sua casa e reza pela madrugada.
Quanto pode um homem sobreviver num mundo de vampiros?




13 - Horror em Amityville - Jay Anson
Em 13 de novembro de 1974 a polícia do condado de Sufolk recebeu uma chamada telefônica que a levou ao endereço 112 Ocean Avenue, Amityville, Long Island. Dentro da casa a polícia encontrou um crime brutal: o assassinato de uma família inteira enquanto dormia. Poucos dias depois, Ronald Defeo Jr. admitiu que usou um rifle para matar os pais e seus 4 irmãos, alegando ter ouvido vozes que vinham de dentro da casa e que o influenciaram a cometer os crimes. Um ano depois George e Kathy se mudam com os filhos para a antiga casa dos Defeo. Não demora muito para que estranhos eventos comecem a acontecer, afetando a vida da família e indicando que uma presença maligna está oculta na casa. 

14 - O Jogo da Perdição - Clive Barker
Um homem com compulsão à jogatina ouve falar de um misterioso homem que nunca havia perdido um jogo sequer na vida. Curioso, decide procurar este jogador pra ver se ele existia mesmo ou não passava de lenda.
E assim aconteceu o encontro que mudaria em 180 graus a vida daquele jogador. Ele conheceu Mamoulian, um ser indecifrável em sua condição de ser. Mamoulian era capaz de ressuscitar os mortos e comandá-los, bem como alimentava-se da alma de outras pessoas tornando-se mais forte. Mas afinal: O que era ele?

15 - Os Mortos Vivos - Peter Straub
Os Mortos Vivos - A história se passa na pacata cidade de Milburn, e envolve um grupo de quatro amigos que foram a Sociedade Chowder: Ricky Hawthorne, John Jaffrey, Sears James e Edward Wanderly, que tem o custome de reunirem-se duas vezes por mês para contar histórias de fantasmas, acompanhados por charutos e bebidas. Não importa como as histórias aconteceram, o que importa é a forma em que é contada para o grupo.
Quando uma série de estranhos eventos começam a acontecer na cidade, eles resolvem pedir a ajuda de Donald Wanderly sobrinho de Edward. Donald é um escritor e seu último livro fora sobre ocultismo, por isso a Sociedade acredita que as pesquisas que Donald fez para o livro possam ajudá-los.
Donald chega na cidade e eventos ainda mais estranhos acontecem, alguns deles incluem uma ex-namorada de Donald, uma ex-moradora da cidade e alguns integrantes de uma das histórias de Sear James contada em uma das reuniões da Socidade.

Dessa lista, já li: Drácula, A Hora das Bruxas, Histórias Extraordinárias e a Profecia. Claro, que alguns livros conheço a história por causa dos filmes ou pelo que meu pai me contava (sim, eu adorava histórias de terror quando era criança). Mas durante a pesquisa, me deparei por alguns que não conhecia e já estão na minha lista para ler.

Na próxima sexta-feira 13 (ou seja, mês que vem) faremos o TOP 15 ESPECIAL SEXTA-FEIRA 13 - TERROR NACIONAL. Não, não vamos falar da política brasileira, mas da nossa literatura de terror e sobrenatural. Será bem difícil escolher só 15 livros nacionais. Já tenho vários em mente, mas estou esperando as sugestões de vocês.

Bjs e boas leituras!!!

Um comentário

  1. Adorei a lista, adoro terror, não li nenhum mas já assisti o filme de muitos, o que eu tenho mais vontade de ler é "O Bebê de Rosemary" e "A Profecia".
    Beijos!!!

    http://follow-and-breath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Adoraremos saber sua opinião.
Deixe seu recadinho para nós.
Bjs!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...